Noticiário SDDH

Thiago de Mello, Presente!


Compartilhar
Tweet

Um dos maiores poetas da Amazônia, Thiago de Mello, faleceu aos 95 anos em sua casa, nesta sexta-feira, 14/01.

Amadeu Thiago de Mello, nasceu em Porantim do Bom Socorro, município de Barreirinha, no Estado do Amazonas. Foi um dos grandes escritores de sua geração. Um dos poetas mais respeitados e influente na região e em todo país.

Enfrentou a ditadura militar, foi preso e exilou-se no Chile, tornou amigo do Poeta Pablo Neruda que em parceria traduziam os poemas um do outro. Fez de suas obras a expressão de sua luta política, influenciando gerações.

Publicou pela editora Global vários livros, dentre eles o Acerto de Contas, Como Sou, Amazonas – Pátria da água, Melhores poemas. Além de críticas literárias, vídeos, entrevistas, entre outros. Sua obra foi traduzida para mais de trinta idiomas.

Um dos seus livros mais conhecidos: “Faz escuro, mas eu Canto: Porque a Manhã vai Chegar” é reproduzido em muitos lugares. Lembrando também da importância deste que nos ensinou os Estatutos do Homem. Fica o nosso sentimento de pesar e homenagem permanente com o fragmento presente há alguns anos em nossa sede em Belém.

Thiago de Mello, Presente!

#Poeta
#Defensor
#DireitosHumanos
#Amazônia



Noticiário SDDH

clique para ver outras noticias


noticias

V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – JURA 2022

noticias

SDDH entra com pedido de providências urgentes referentes aos ataques às famílias de agricultores/as no Lote 96 em Anapu

noticias

Curso de Educação Popular em Direitos Humanos

noticias

Todo apoio e solidariedade ao advogado Marco Apolo

Trav. 25 de Julho, 215 - A - Guamá, Belém - PA - 66075-513
Telefone: (91) 3241-1518 /sddh@sddh.org.br

youtube